Nossa
História

                 A Faculdade de Educação e Estudos Sociais de Uberlândia é uma das instituições de Ensino Superior mantidas pela Fundação Presidente Antônio Carlos  - FUPAC, entidade sem fins lucrativos, com sede e foro na cidade de Belo Horizonte – MG.

                 A Faculdade iniciou suas atividades, nesta cidade, em março de 2003, com o curso Normal Superior. Em 2004 abriu o curso de Pedagogia criando novas perspectivas para a educação e o desenvolvimento econômico e social do município e região.

                Hoje possui dois cursos em funcionamento: Licenciatura em Pedagogia e Licenciatura em Matemática. Possui um curso Tecnológico autorizado: Tecnológico em Gestão Pública. E, ainda, dois cursos de segunda licenciatura, a saber: Segunda Licenciatura em Pedagogia e Segunda Licenciatura em Matemática.

A instituição conta em seu quadro docente, no 1º semestre de 2020, com 2 (dois) doutores, 5 (cinco) mestres  e 6 (seis) especialistas, totalizando 13 (treze) professores, como pode ser observado, através da porcentagem de titulação docente no quadro 1:

 

QUADRO 1 – PORCENTAGEM DE TITULAÇÃO DOS DOCENTES DA FEESU – 2020/1

 

TITULAÇÃO       QUANTIDADE     PORCENTAGEM

Doutores                     02                       15,39%

Mestres                       05                        38,46%

Especialistas               06                        46,15%

TOTAL                          13                       100,00%

Fonte: Recursos Humanos FEESU – 2020/1

 

                A instalação oficial desta Instituição em março de 2003 foi concretizada após convênio com a Prefeitura Municipal de Uberlândia, em fevereiro de 2003.

A Instituição, tendo como base análises mercadológicas na área educacional, iniciou seu processo de expansão em 2004, quando foi criado o curso de Pedagogia, todos supervisionados e regulados pelo Sistema Estadual de Ensino de Minas Gerais.

 

               Em setembro de 2008, por decisão do Supremo Tribunal Federal, todas as Instituições de Ensino Superior - IES mantidas pela Fundação Presidente Antônio Carlos (além de outras fundações educacionais de Minas Gerais) passaram a integrar o Sistema Federal de Ensino. Assim, a partir de 2009, iniciaram-se os procedimentos para migração das IES da FUPAC para o referido Sistema.

 

               A Faculdade de Educação e Estudos Sociais de Uberlândia manteve seus propósitos de crescimento e continuidade alicerçada nos preceitos de responsabilidade social e ambiental. Dessa maneira, aproximando-se cada vez mais da comunidade e promovendo a necessária aliança entre o ensino e a extensão, contribuindo com o desenvolvimento social, cultural e econômico da cidade de Uberlândia e região.

               De acordo com pesquisa realizada, constatou-se que a FEESU/FUPAC graduou, ao longo de dezessete anos, 2.125 (dois mil cento e vinte e cinco) professores (ver tabela de formados).

 

                Também, conforme pesquisa realizada pelos docentes da FEESU, aproximadamente 80% dos professores de Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental da rede pública municipal de Uberlândia são egressos da FEESU/FUPAC. Além disso, a Instituição tem formado vários alunos de outras cidades da região e que encontram-se atuando na educação.

 

           

            A FEESU possui dois cursos de Pós-Graduação Lato Sensu: Gestão do Trabalho Pedagógico: Supervisão, Inspeção e Orientação e Educação Especial/Inclusiva e Psicopedagogia. Parcela significativa dos egressos desses cursos também integra a rede pública municipal e estadual de Uberlândia e região.

            Desta maneira, a contribuição desta Instituição de Ensino Superior para a educação e para o mercado de trabalho na área educacional tem sido muito importante para a cidade de Uberlândia e região.

            A Instituição foi recredenciada em 2018, recebendo o conceito 3 (três), na escala de 1 (um) a 5 (cinco) de acordo com as normas regulamentares do INEP/MEC.

O Curso de Pedagogia foi recredenciado pela Portaria 916 de 27 de dezembro de 2018 – Publicada no DOU de 28/12/2018, com o conceito 4 (quatro), na escala de 1 (um) a 5 (cinco). O curso de Matemática foi reconhecido pela Portaria 168, de 04 de abril de 2019 - Publicada no DOU de 05/04/2019.

            Pela sua história, a FEESU/FUPAC tem destaque especial no cenário educacional de Uberlândia e região destacando-se na formação de professores, gestores, supervisores, orientadores e Inspetores escolares para atuarem nas redes públicas e particulares de ensino, com competência e concepção educativa que considera as diferentes realidades socioculturais presentes na escola.

© FUPAC/FEESU.
AV. Fernando Vilela, 795 - Uberlândia-MG
(34) 3210-8227

feesu@unipac.br